Quando eu fui a Benguela, não quis regressar… // 3rd Episode

Somos quatro.

Descobri (pela milésima vez na vida, talvez) que gosto muito de descobrir lugares, mas não há magia igual à descoberta de pessoas.

Os aventureiros: 4 pessoas que, por caminhos diferentes, vieram dar ao mesmo destino.

Uma luso/italiana/angolana que, seguindo as pegadas do avô, veio descobrir tesouros imateriais e uma paixão arrebatada por esta terra, Benguela, e que é a nossa cicerone.

Um franco-gabonês que leva na bagagem Libreville, florestas tropicais, elefantes n’areia, Londres, Paris, Buenos Aires, sabe se lá o que mais, e que acabou por adoptar Luanda como casa.

Uma angolana com pitadas de lusofonia e com a mania de Sócrates (o grego!!!) de querer ter cidadania mundial.

Um açoriano, lobo do Mar, olhos cor-de-mel em moldura amendoada que não vêem paisagens, mas enquadramentos fotográficos, e que voou para o Hemisfério Sul por se ter enamorado (diz ele) por uma morena de Angola (será que vai querer regressar?)…

Benguela é uma das Províncias mais importantes de Angola. Ainda guarda uma certa pacatez própria da Província, mas tem recuperado, com sapiência, ao longo dos anos, o lugar de 2a Província.

Há uma certa rivalidade entre as cidades do Lobito e Benguela, mas quem chega divide coraçōes, tempo e kilometragem entre as duas, porque uma só é perfeita porque a outra lá está, e porque  (sim!) é possível ter dois amores, que em nada sao iguais.

A Restinga do Lobito, tão bonita (assim a cantaram Yola Semedo e Paulo Flores, no episódio anterior), é o meu lugar preferido na cidade. Guarda ainda a nobreza de outros tempos, com os seus edifícios de arquitectura colonial, tão imponentes, as vivendas à beira mar, uma certa aura…

Desses edifícios, o que mais gosto é o do hotel Terminus. Mesmo em frente a Praia, é paragem obrigatória na cidade, para jantar, tomar o pequeno almoço ou almoçar entre mergulhos de mar.

To be continued.

P.S. Fotografia de Diogo Bettencourt Pereira.

2 comments
  1. Namitoca said:

    Tão boa como a tua prosa sobre lugares, só mesmo a poesia sobre pessoas!

Leave a comment