Italia Meravigliosa // Florença, Cinque Terre e rumo ao Norte

Partimos para Florença.

Uma mudança abrupta de cenário e de indumentária, mas um deslumbramento igualmente grande. Uma cidade cujo centro é perfeitamente percorrível a pé, em que as maravilhas históricas se sucedem, à distância de alguns metros apenas.

Os edifícios respiram história e cultura, e temos a certeza de que, há 500 anos, a aura da cidade seria bastante semelhante.

IMG_2168

O Duomo deixa-nos literalmente de pescoço torto ao tentarmos abranger com o olhar toda a sua magnitude, e é de facto um prazer fazê-lo, por dentro e por fora.

A não perder, a Ponte Vecchia, a Or San Michelle, o incontornável Palazzo Pitti, a Galeria Uffizi (e as imperdíveis obras de Botticelli), a Piazzale Michelangelo e o Forte Belvedere, para uma vista privilegiada sobre a cidade…e tanto, tanto mais, que o melhor será partir à descoberta, de preferência com um gelato artigianali em punho. Foi assim que descobrimos a tão pequenina quanto inesquecível Piazza Della Passera.

Para o típico aperitivo as nossas preferências foram o terraço do Hotel Excelsior (a vista sobre a cidade “fala-nos”) e o do Hotel Continental, o Santo Bevitore e a The Library, no borgo San Frediano.

A cidade também é profícua em restaurantes gastronomicamente elevados, tal como o Dà Sostanza, onde se deverá pedir ” bistecca e tortino di carciofi”. Supostamente o melhor bife da cidade.

A Toscana tinha muito mais para oferecer – San Gimignano, Siena, Chianti – mas, afinal, mais mergulhos esperavam por nós em Cinque Terre.

Cinque Terre, na Riviera Italiana, região da Ligúria, compreende cinco vilas: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

IMG_2274

As suas colinas verdejantes à beira mar compõem o Parque Nacional das Cinque Terre, e são parte do Património Mundial da Unesco.

Têm um aspecto pitoresco, com casinhas centenárias muito coloridas, e é possível visitá-las a todas de barco, comboio…e para os mais aventureiros….a pé!

Área turística por excelência, a melhor opção será ficar hospedado em Monterrosso e de lá conhecer as outras vilas. In bocca al lupo!

A Itália a superar todas as nossas expectativas.

E pomo-nos mais uma vez na estrada, as paisagens que nos rodeiam sucessivamente a mudar, e é hora do reencontro com os amigos e de subir bem para Norte.

Paragem rápida em Milão – o Duomo e a Fundação Prada a não perder – e sem demoras, ainda mais a Norte, para Bormio, dizemos adeus ao Lago Di Como e vamos deslumbrar-nos com os montes verdes dos Alpes Italianos.

Italia Meravigliosa!

IMG_2383

Tome Nota

Como ir

De Luanda poderá voar com TAAG até Lisboa (preços a partir dos 170 mil Akz) e daí seguir num voo directo para Roma (existem várias companhias aéreas a fazer esta ligação com preços a partir dos 100 euros). Já em Itália, as viagens podem ser feitas de comboio, de carro e de barco.

Onde ficar

São inúmeros os hotéis que existem em todas as cidade de Itália e com os mais variados preços. Ainda assim, e em particular, sugerimos o Hotel Le Sirenuse, em Positano, na Costa Amalfitana.

Onde comer

Não deixe de provar a pizza Marguerita na L’Antica Pizzeria da Michele, em Nápoles; e o “bisteca” e tortino di carciofi no Trattoria Sostanza, que dizem ser o melhor bife da cidade de Florença. E, claro, o gelato artigianale (gelado artesanal), um dos ícones gastronómicos de Itália.

Cuidados a ter

Itália é muito visitada por turistas durante o Verão, por isso faça as suas reservas com bastante antecedência.

Imperdível

Capri! É mesmo uma pérola do Mediterrâneo.

assinatura

*Artigo originalmente publicado na Porta de Embarque da revista Rotas & Sabores.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: