Leve, Leve-me // 3

«Doce, doce

Leve, leve»

 IMG_9194

 Doces palavras de ordem emitidas pelas crianças que levitam à beira da estrada e que definem, na verdade, a essência de um país.

É fácil percebê-la ao primeiro olhar, pela beleza simples, embora exuberante, da paisagem e pelo sorriso genuíno de quem passa.

E porque estamos num rodopio de sentidos, e porque o cacau é a imagem de marca da ilha, que já foi a principal produtora mundial de cacau, é obrigatória uma visita à fábrica de chocolates Claudio Corallo, com direito a visita guiada. Sair-se-á de lá ainda mais fascinado com a arte do fabrico do chocolate. E com o chocolate em si, deliciosamente exótico.

Enquanto se tem saúde, não se rejeita nada de bom

IMG_9219

Apetece, ainda mais, fazer uma incursão pelas inúmeras antigas roças de café e cacau, cerca de 150 no total. Roça Agostinho Neto, Água-Izé, Uba Budo, Bombaim, Amparo, entre muitas outras… um património arquitetónico inigualável, que poderá vir a ser um dos eixos estruturantes do futuro do turismo no país.

Ainda no centro da cidade, fizemos uma paragem no Pico Mocambo, para pôr a conversa em dia, com uma Rosema[1], antes de irmos jantar ao Centro Cultural Cacau, um projeto direcionado para a valorização dos recursos naturais e o resgate da cultura, história e tradição de São Tomé e Príncipe, e que alberga a bienal de artes do país.

Fazemo-nos à estrada.

Intercaladas pela densa vegetação, surgem vilas com casas típicas da ilha, palafitas com alpendres de madeira e um enganador aspeto delicado, porque estoicamente se mantêm em pé, adornadas com panos coloridos a brincar de portas e janelas.

A toda à volta, brotando do chão, suspensas nas árvores, em bancadas à beira- estrada, um manancial de plantas, frutas e legumes…. fruta-pão, pitaia, matabala, jacas, mangas, papaia, carambola, batata-doce, inhame, cocos e bananas vão adornando a paisagem…

Continua…

assinatura

[1] Cerveja local

*Crónica originalmente publicada na Edição 55 da Espiral do Tempo.

** Texto sujeito ao acordo ortográfico em vigor em Portugal.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: