Perú, Experiência Mágica

IMG_7284

Ir ao Perú não era, necessariamente, um sonho de infância.

Existiu desde sempre um encanto pela América Latina, é certo, por razões históricas, musicais, “novelísticas” ou mesmo vínicas, mas este país com “vizinhança de luxo” não era de facto uma prioridade na minha lista de lugares a visitar.

E eis que entra um Peruano nas nossas vidas. Lá estão os afectos a trocar-nos as voltas e a fazer com que, repentinamente, este fosse (agora sim!) um local que estávamos desertos por conhecer.

Dezembro de 2014. A tão esperada viagem de fim de ano. Doze pessoas e um bebé. Daria um filme.

De Luanda, o trajecto mais directo para Lima é via São Paulo.

Expectativas? Poucas, na verdade. O Perú não nos tinha feito promessas.

Mas será que não? Vamos lá recuar um pouco…

É o país do escritor Mario Vargas Llosa, há anos um favorito.

Também é o berço da cultura milenar Inca, cujos feitos ainda hoje intrigam os estudiosos. Tem diversos locais considerados património da Humanidade pela Unesco (18 no total), mais de 28 climas, e foi eleito o 1. º destino gastronómico de 2014 pelos World Travel Awards…um país com uma cultura fortíssima, gastronomia de chorar por mais, música com influência de todos os cantos do Mundo e natureza viva (praias, floresta, lagos e montanhas)…parece-me agora que todas as promessas tinham, afinal, sido feitas.

Ainda sob o efeito do jet lag, fico deveras intrigada com um cartaz, logo à chegada, que dizia: “Bienvenido a una experiencia mágica. Bienvenido a Perú.”

IMG_6797

Pura provocação. Foi a minha primeira foto, ainda no aeroporto.

Parece que o slogan para esta viagem poderia ser, também: “ Perú. Sempre a subir”, porque a nossa curiosidade subia de tom a cada minuto, qual valsa peruana.

É o 3.º país do Mundo em riquezas minerais e o 6.º produtor de ouro, situando-se logo a seguir o Turismo (pudemos perceber porquê!) e a Agricultura como as maiores fontes de riqueza…tem cerca de 3 mil qualidades de batata e mais de 200 tipos de milho, e orgulhosamente ostenta influências incas, europeias, africanas, asiáticas…

“Ingredientes” mais do que suficientes para uma experiência mágica.

Lima vem já a seguir.

assinatura

*Texto publicado na Revista Rotas & Sabores.

Leave a comment