Luandando…com o Luanda Nightlife

A convite do site Luanda Nightlife, o site que destaca os melhores spots da cidade de Luanda,  o The Alexe Affair elaborou, na rubrica Luandando, uma review ao novíssimo Restaurante Kitanda da Esquina.

O Luandando com o The Alexe Affair pode ser visto aqui.

MT_L0510

 

A Kitanda da Esquina, pelos cinco sentidos de Alexandra Gonçalves

Luanda tem um novo espaço, criado no intuito de apelar (e agradar) aos cinco sentidos..

Mais do que um Restaurante, o Kitanda da Esquina foi pensado para ser um espaço de Cultura, em que a gastronomia de alta qualidade tem o papel protagonista.

Com a assinatura do conceituado Chef Vítor Sobral, cuja formação internacional e uma profunda incursão pelos países Lusófonos permitiu a criação de um menu tão eclético quanto poderia ser o resultado de influências do Alentejo, do Brasil, da África Lusófona, com incidência na incontornável gastronomia Angolana, criando uma terceira Cultura – a de fusão.

Encontramos, por isso, uma estilização da cozinha Angolana, em tom maior, que faz jus à profundidade da riqueza cultural da língua Portuguesa e da raíz de cada País que compõe a lusofonia.

Ali, as lulas com quiabos comovem os apreciadores, a moqueca de lagosta passeia de mãos dadas com a muamba de galinha, esta acompanhada pelo arroz de salsa, e a tarte de caramelo com crocante de ginguba (que pode ser apreciada com um late harvest) vem como estocada final.

Isto, apenas a título de exemplo.

Restaurante Kitanda da Esquina

Deve tudo ser bem regado a vinhos e champagnes, ainda que a copo, seja num menu degustação, jantar de um prato apenas, ou se opte por petiscos, ex libris da casa, a preços bastante razoáveis para a cidade de Luanda.

Nesta “tasca elegante”, de ambiente despretensioso e acolhedor, de cozinha aberta e serviço atencioso, há diversos elementos que alimentam a visão…os produtos que facilmente encontramos nos mercados, por Angola fora, dispostos em prateleiras, como se de uma verdadeira kitanda se tratasse, os bancos forrados a coloridos panos africanos, o chá de caxinde, a múcua e até o pau de Cabinda, à disposição da curiosidade e do tacto dos fregueses.

Restaurante Kitanda da Esquina

E quando este “cheiro a terra” é complementado por louça de porcelana Vista Alegre (em que os tradicionais copos de reco reco têm lugar de destaque), os talheres são de design e por todo o lado há o uso de materiais nobres, como a madeira e o mármore, temos a certeza de que este é um lugar criado para nos sentirmos em casa.

Restaurante Kitanda da Esquina

Em complemento, uma agradável esplanada e um lounge propício a animadas happy hours com Dj, bem como uma padaria / pastelaria gourmet fazem parte dos planos futuros do Kitanda da Esquina.

Com um palco para artistas convidados e paredes prontas para exposições temporárias de artistas locais, ficam os nossos sentidos alimentados e com vontade de regressar.

 

assinatura

 

Leave a comment